A real importância da manutenção hidráulica predial


A manutenção hidráulica predial é um serviço imprescindível para locais onde o consumo de água é de alta demanda, como prédios e condomínios residenciais e comerciais. Por isso, aquele velho ditado “melhor prevenir, do que remediar” vem ao encontro da intenção da atividade.


Com o serviço de manutenção hidráulica, é possível averiguar as condições das instalações e encanamentos, bem como a troca de tubulações quando necessário, garantindo a qualidade na passagem de água.


Além do mais, os edifícios que insistem em permanecer com as instalações mais antigas podem correr alguns riscos, incluindo a contaminação da água.


Segundo um levantamento da USP (Universidade de São Paulo), algumas escolas municipais que mantiveram as suas tubulações antigas apresentaram níveis de chumbo, resultantes dos encanamentos. O que prejudica a potabilidade da água usada para consumo humano e preparo de refeições.


Esse estudo foi uma amostra das problemáticas que podem acontecer em qualquer empresa ou residência.


Por essa razão, a manutenção hidráulica torna-se um serviço essencial para os estabelecimentos que desejam garantir a qualidade de água, além de evitar problemas preocupantes, como entupimento, vazamento e corrosão dos tubos.



A manutenção hidráulica predial é um serviço preventivo, que visa averiguar as condições dos sistemas de água, incluindo o funcionamento de encanamentos e tubulações.


Vale dizer que, com o passar do tempo, as instalações de escritórios, condomínios comerciais e outras empresas costumam se desgastar, devido às intempéries. O que pode resultar em problemas de entupimento, vazamentos e inundações.


Inclusive, estima-se que os problemas hidráulicos sejam responsáveis por mais de 70% das reformas realizadas nos imóveis. Por esse motivo, é importante ter atenção quanto às necessidades de manutenção dos sistemas.


Confira abaixo as principais ações realizadas durante a manutenção hidráulica predial:


Vistoria Técnica:

Essa etapa é indispensável para o sucesso da manutenção hidráulica predial. O motivo principal está no fato de que uma vistoria técnica conta com uma análise minuciosa que pode encontrar quaisquer tipos de erros que podem atrapalhar o funcionamento normal das atividades com antecedência.


Dessa maneira, as empresas reduzem consideravelmente a necessidade de fazer correções de última hora, que são mais caras e demandam maior esforço.


Realização de reparos e trocas de peças:

Determinados itens têm grande possibilidade de falhar conforme passa o tempo. E isso acontece até mesmo quando equipamentos de alta qualidade são utilizados nas instalações. Dessa forma, é indispensável contar com uma equipe preparada para corrigir qualquer aparelho que apresente erros e possa prejudicar todo o mecanismo.


De preferência, essa etapa deve ser feita com atenção para encontrar falhas pequenas que podem se potencializar até a próxima manutenção, evitando problemas maiores.


Testes:

Com o objetivo de examinar de maneira efetiva o sistema hidráulico de um prédio, é primordial realizar testagens em todas as etapas. Isso, pois, essa estratégia pode encontrar imperfeições que provocam a contaminação da água.


Emissão de laudos

Ao final de uma manutenção hidráulica predial, os engenheiros, gestores ou profissionais de manutenção precisam garantir a emissão dos laudos.


A razão para isso é simples: esse documento funciona como um diagnóstico completo, dispondo de informações como fotos, descrições, avaliações e datas para guiar a equipe responsável de maneira a apontar qualquer tipo de vazamento ou avaria. Com isso, pode-se orientar de maneira mais clara os responsáveis pelo conserto.


Adequação às normas

Essa etapa é fundamental para a regularização, pois conta com as restaurações apontadas durante as vistorias. Um bom exemplo é a NBR 14.037/98, norma técnica que dispõe sobre a manutenção, operação e uso das edificações.


Diante de todos esses pontos, o recomendável é contar sempre com uma empresa especializada em manutenção de instalações, para evitar quaisquer erros durante a realização do serviço.



Quais são as 5 boas práticas da manutenção hidráulica predial?


Ao levar em consideração a importância do serviço de manutenção hidráulica, é preciso destacar também algumas boas práticas que orientam a realização do serviço. São elas:


1 – Verificar a pressão

O uso de válvulas de pressão é obrigatório, de acordo com a NBR 7198:1993 e a NBR 5626:1998, da ABNT. Sem esses dispositivos, a água pode causar rupturas nos canos. Por isso, todos os prédios precisam atender às normas, mesmo as construções mais antigas.


2 – Verificar as boias

As boias, também chamadas de “chaves de nível”, são as principais responsáveis por controlar o armazenamento da água nas caixas. Durante a manutenção, elas devem ser verificadas a fim de perceber qualquer alteração de regulagem.


3 – Inspecionar os hidrantes

Os hidrantes também fazem parte do sistema hidráulico dos prédios. Assim como as válvulas, eles precisam estar devidamente regulados para evitar adversidades, como vazamentos.


4 – Lavar a caixa d’água

A higienização das caixas d’água é um serviço essencial durante a manutenção hidráulica, pois é a limpeza que irá garantir as boas condições de uso da água, evitando o acúmulo de impurezas que comprometem a potabilidade. Dessa maneira, pode-se oferecer uma água mais pura para todos aqueles que estão no prédio.


5 – Investir em ações preventivas

As ações preventivas são feitas com o intuito de antecipar e minimizar os danos nas tubulações. Recomenda-se investir na manutenção preventiva por meio de um cronograma de atividades, que incluem a avaliação de filtros e medidores, bem como a análise dos tubos, mangueiras, vedações e válvulas.


Essa estratégia pode trazer uma série de benefícios para as companhias no longo prazo, como redução de custos e elevação da eficiência. Por isso, a manutenção preventiva é considerado tão necessário quanto à manutenção corretiva


Quais os maiores benefícios de contratar uma empresa especializada em manutenção hidráulica predial?


A contratação de uma empresa especializada em manutenção hidráulica e serviços prediais é a solução para quem necessita manter as edificações prediais em condições ideais para alcançar o sucesso de suas operações.


Além disso, a gestão de condomínios corporativos não precisa arcar com o custo de funcionários, nem mesmo investir em grandes somas para realizar o serviço.





O reparo hidráulico terceirizado resolve inúmeros problemas e oferece benefícios para as empresas, incluindo os seguintes:


Experiência profunda e especializada

Há uma demanda muito alta de especialização em hidráulica em toda a indústria, e ainda assim, como em quase todas as funções técnicas especializadas, há dificuldade em localizar, contratar e manter pessoal com exatamente a perícia correta, resultando em posições não preenchidas, treinamento no trabalho e uma curva de aprendizado íngreme.


Desafios de pessoal

Pessoal em tempo integral implica em custos adicionais como benefícios, despesas gerais, tempo de férias e muito mais. O reparo hidráulico terceirizado tira essas obrigações de você e as coloca sobre os ombros da empresa de serviços hidráulicos.


Escalabilidade:

Serviços de reparo hidráulico podem ser facilmente escalados para cima e para baixo conforme necessário para atender à demanda, sem a necessidade de passar por longos processos de contratação.


Foco nas tarefas essenciais de condução de valor

A terceirização de serviços e reparos hidráulicos permite que você concentre tempo e recursos nos processos essenciais que geram valor para você e seus clientes, resultando em melhor qualidade, tempo de retorno e produtividade.


Uma empresa de manutenção hidráulica, como a ConstruServices, fornece equipe altamente treinada e qualificada com expertise em sistemas hidráulicos e reparos, além de muitos outros serviços em manutenção predial com ênfase em facilities.


Quer nos conhecer melhor?

Acesse nossas redes sociais pelos links abaixo


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo