Quais os tipos de serviço de obra e construção que existem?


Uma mesma edificação pode ser construída das mais diferentes maneiras.


Entre as mudanças, podemos destacar as que são relativas ao uso de tipos de estruturas na construção civil. Cada estrutura é mais indicada para um tipo de situação.


Confira nesse breve artigo um resumo sobre os principais tipos de obras da construção civil e os materiais utilizados nas obras atualmente.


Obras de concreto

O concreto é um dos materiais mais antigos na construção civil, tendo evoluído cada vez mais ao longo dos últimos anos.

Os tipos de obras que atualmente envolvem o uso do concreto, são predominantemente:

• Concreto armado; • Concreto protendido




Concreto armado

Obras de concreto armado são realizadas quando há uma determinada demanda de estrutura que exija um alto grau de resistência em comparação ao concreto convencional. O principal fator que torna o concreto armado um tipo de obra tão utilizado é o seu custo-benefício. Além de ser barato, possui uma alta resistência a trações.

Essa resistência a trações ocorre devido a presença da armadura metálica que está presente na parte interna do concreto.


Concreto protendido

Esse modelo de construção baseia-se em um aço de protensão tracionado e ancorado, tendo esses processos realizados antes ou após a concretagem.


É muito utilizado em grandes projetos que necessitam de uma alta resistência à trações, como por exemplo em obras de pontes. Apesar disso, esse modelo possui inúmeras outras aplicações em diversos tipos de obras.

Um outro exemplo comum é a utilização de protensão na construção de estacionamentos, onde são necessários vãos maiores para comportar melhor os carros.


Obras de alvenaria

Por definição esse modelo de construção baseia-se na utilização de blocos unidos entre si através da utilização de argamassa.


A palavra alvenaria deriva do termo al-bannã em árabe, que significa “alvener”, “pedreiro”.


Existem diversos tipos de blocos de alvenaria, sendo os mais conhecidos os de cerâmica (conhecidos como tijolos) e os blocos de concreto.


É bastante utilizado na construção e pequenas reformas, cerca de 80% das casas construídas utilizam esse tipo de bloco.

Ainda que os blocos não estejam unidos por argamassa, podem ser classificados como alvenaria desde que a união dos blocos consiga de alguma forma resistir aos esforços de compressão.

Atualmente existem blocos ecológicos de alvenaria que possuem uma montagem resumida ao encaixe, dispensando o uso de argamassa.


Existem dois tipos de alvenaria.

São elas: • Alvenaria de vedação • Alvenaria estrutural


Alvenaria de vedação

Conhecida também como alvenaria de divisão, são tipos de construções que possuem blocos unidos com o propósito de delimitar ou dividir um determinado espaço.


Um exemplo simples de alvenaria de vedação é a construção de paredes feitas por blocos com o propósito de delimitar ou até mesmo diminuir um espaço.


Alvenaria estrutural

A alvenaria estrutural é um modelo de construção onde seu nome é auto explicativo.


Os blocos de alvenaria são arranjados de forma que além de possuírem função de vedação, são também utilizados de forma estrutural.


Uma grande diferença entre a alvenaria de vedação da estrutural, é que a alvenaria de vedação permite maiores alterações após a conclusão da obra.


Construções a seco

Este método de construção é muito utilizado em obras europeias, norte-americanas e asiáticas justamente pela sua agilidade, limpeza e baixo custo.


Existem alguns tipos de obras caracterizadas como construções a seco.





Porém os dois principais tipos utilizados são:

• Wood frame • Steel frame


Wood frame É caracterizado como um sistema construtivo baseado no uso de montantes e travessas em madeira, sendo revestidos em chapas do mesmo material. Este tipo de construção atua como uma ótima alternativa renovável, já que o impacto ambiental de uma construção de madeira é bem menor se comparada a uma obra de alvenaria por exemplo.

Steel frame

Sistema de construção que consiste em estruturas leves compostos por ligas metálicas, de rápida execução e baixo custo. Sendo materiais de construção compostos de aço galvanizado e chumbo, formam uma estrutura leve, barata e de rápida execução se comparados a estruturas de alvenaria.



Agora que você teve conhecimento dessas técnicas de construção civil, poderá tomar melhores decisões junto à empresa especialista para melhor construir sua empresa, sua residência ou mesmo fazer pequenas obras para modernizar seus espaços.


Para qualquer situação, prefira a ConstruServices, sinônimo de excelência e confiança.

Faça contato

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo