Organize os serviços de elétrica e hidráulica em uma obra



Você sabia que uma obra precisa seguir um cronograma bem assertivo para conseguir atingir metas ousadas de tempo e custo?


Sem esse entendimento uma obra pode durar muito mais que o planejado e custar até cinco vezes mais que o estimado!



Para não deixar isso acontecer, é preciso aprimorar o cronograma de obra, afinando as etapas que precisam ser separadas para que o resultado final seja fiel ao projeto aprovado.


Etapas de uma obra:


01 - Demolição e construção

Depois de definido o que será executado junto a um projeto executivo, você saberá o que deverá ser demolido e construído no ambiente. Sua obra deve iniciar com demolições, seguidas das construções. Prepare-se para a sujeira e o pó que essa etapa vai causar.

02 - Pontos de elétrica e hidráulica

A obra deve sempre acontecer de cima para baixo e de dentro para fora. Ou seja, em paralelo à etapa de construção, os pontos de iluminação, os pontos de elétrica e toda parte hidráulica devem ser distribuídos no momento em que paredes são construídas e que os tetos ainda não foram acabados (antes de forro de gesso, se houver). Se você optou por um forro de gesso, pode escolher como será a distribuição do circuito elétrico, pois toda a fiação ficará escondida; do contrário, você pode optar por usar os pontos originais na laje ou, no caso de você estar construindo sua casa, distribuir os pontos na laje como for conveniente.


03 - Ar-condicionado

É muito mais comum do que deveria as pessoas pensarem neste item de extremo conforto depois de concluída a obra. Isso causa imenso transtorno. A etapa do ar-condicionado deve acontecer passando por cima do forro e/ou dentro das paredes. É uma instalação complexa e muito específica. Envolve o dreno que precisa ter a saída em algum ralo para drenar a água que a evaporadora produz. Envolve uma instalação elétrica 220v só para o ar-condicionado (no quadro de luz) porque ele consome bastante eletricidade. A posição da condensadora (que deve estar em lugar ventilado) tem que ser previamente pensada para não atrapalhar nada do seu layout.


04 - Preparo dos acabamentos

Depois de demolido e construído o que estava previsto, é hora de dar os acabamentos em piso e paredes. Nas paredes, o reboco deixa a parede mais uniforme; é nessa hora que, independente do revestimento ou pintura, deve-se impermeabilizar para deixar sua parede mais resistente. No piso, terá o contra piso para trabalhar. Cada obra e cada piso que for colocar vai exigir uma providência: impermeabilização, nivelamento ou até preenchimento para aumentar a altura e garantir que o piso fique na altura ideal, considerando soleiras ou outros pisos que fazem o limite de ambientes.


05 - Acabamento de paredes e pisos

Nessa etapa, você terá uma infinidade de opções de acabamentos. Você pode escolher desde as mais elaboradas até as mais simples. Veja algumas opções:


Piso: porcelanatos, cerâmicos, laminados, madeira natural, vinílicos, cimento queimado etc;

Parede: porcelanatos, cerâmicos, pintura, textura, papéis de parede, papéis adesivos, tecidos etc;


Fique atento às especificações de preparo para cada acabamento. Como as opções são diversas e cada tipo de acabamento pede um tipo de preparo, o que importa na compreensão das etapas de obra é que você deve ter a curiosidade e a atenção de acordo com sua escolha.


06 - Instalações

Lembra-se do tópico no início desse post que falamos das instalações de elétrica, hidráulica e iluminação? Agora estes pontos receberão as peças de acabamentos: tomadas, interruptores, luminárias, torneira etc.


São detalhes que fazem toda diferença! Por isso que, naquele começo, você já deve saber contabilizar quantos circuitos e pontos de iluminação você vai ter. Esses itens podem ter custos bastante elevados e causar grande impacto no orçamento se não pensados previamente.


Uma instalação elétrica é composta por materiais elétricos como fios, cabos e disjuntores, com características coordenadas entre si e essenciais para o funcionamento de um sistema elétrico. A instalação elétrica deve ser definida através de um projeto elétrico e elaborada por profissionais da construção civil, que determinarão o porte da instalação, circuitos e materiais elétricos específicos para serem usados na obra.


Por isso, torna-se uma das etapas mais delicadas de uma obra e merece uma atenção especial, tendo em vista que o choque elétrico é uma das principais causas de acidentes graves e até fatais.


Contrate uma empresa competente para sua obra!


07 - Decoração

Tá aí uma etapa que a maioria das pessoas já pensou antes mesmo de iniciar a obra. Mas, depois desse artigo, você viu que ela é a última fase.



Você pôde notar que uma obra, dependendo dos seus objetivos e intervenções, não é tão complexa ao ponto de não conseguir gerenciar custo e prazos, mas exige qualidade técnica e profissionais altamente qualificados para realizar os serviços estruturais, serviços de elétrica, hidráulica e instalação



Ter um bom projeto para orçar seus com parceiros de execução é primordial para todos orçarem a mesma coisa e não te enrolarem para fechar negócio! Às vezes sai muito cara essa decisão de não ter projeto técnico e isso pode falir seus planos de retorno de investimento. Atente-se!


Nós da ConstruServices estamos à disposição para te atender em tudo que envolve obras, reformas e serviços prediais.


Faça contato, teremos o prazer de te mostrar nossa metodologia de trabalho




3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo